10 benefícios dos alimentos integrais para a saúde

dezembro 14, 2017 por na categoria News com 0 e 0
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Os alimentos integrais são aqueles que não foram refinados, e assim mantêm toda a sua estrutura de nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais. Todos esses nutrientes são importantes para que o nosso organismo funcione corretamente. Eles são consumidos por pessoas que querem uma dieta mais balanceada e saudável, mas há quem diga que o sabor dos integrais não é muito bom. OK, gosto é gosto, mas também é possível encontrar usos para os alimentos integrais de acordo com o paladar de cada um.

São muitos os benefícios dos alimentos integrais para a saúde, sendo que aqui vamos explicar os principais.

  • A estrutura molecular dos alimentos integrais é completa pois nada foi extraído deles. Sendo assim, são mais ricos em fibras, vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para a saúde plena. Também fornecem mais energia saudável para o corpo.
  • Os carboidratos integrais, como no caso de pães e macarrão, possuem baixo índice glicêmico, o que significa que a liberação de açúcar no sangue é menor e mais lenta, o que fornece uma sensação de saciedade mais prolongada e evita a fome constante ou em horários inapropriados.
  • Os alimentos integrais fazem com que a digestão seja mais lenta, permitindo que o organismo tenha mais tempo para absorver os nutrientes e também maior facilidade na passagem do bolo fecal pelo intestino, o que evita a prisão de ventre.
  • Supre o organismo com nutrientes, vitaminas, minerais e fibras da forma como o corpo precisa para um funcionamento normal.
  • Em uma dieta com baixo consumo de gorduras saturadas, reduz o nível de colesterol e em consequência os riscos de problemas cardíacos, por causa da quantidade de fibras presentes nos integrais. São as fibras que absorvem as moléculas de gordura do nosso organismo.
  • Os alimentos integrais também contribuem na diminuição do risco de diabetes, tanto na quantidade de fibras quanto por possuírem baixo nível glicêmico, o que faz com que a absorção de glicose no organismo seja mais lenta, evitando o aumento rápido de açúcar após a ingestão. Dessa forma, evita-se os picos de glicemia e reduz o trabalho da insulina no organismo.
  • Aumenta a quantidade de lactobacilos no organismo, importantes para o equilíbrio da flora intestinal, o que regula a digestão e a eliminação de fezes.
  • Por serem mais firmes, fazem com que o processo de mastigação seja mais lento, o que favorece a digestão por causa da maior quantidade de saliva liberada.
  • Não sofrem com os processos químicos típicos das indústrias, que podem retirar boa parte dos nutrientes.
  • Possuem mais sabor ou sabor mais forte que os alimentos industrializados, justamente por manterem suas características intactas.

Uma dica importante: a alimentação integral faz bem para a nossa saúde, mas como qualquer outro alimento, os integrais devem ser consumidos moderadamente, até porque alguns deles podem ser mais calóricos do que suas versões industrializadas. Pessoas com dietas especiais, como diabéticos e alérgicos, devem consultar seus médicos e nutricionistas para saber como inserir os alimentos integrais em suas dietas, para que fiquem mais adequadas em suas condições de saúde. Também é importante a prática de exercícios físicos e ter uma vida mais tranquila!

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