10 motivos para você incluir grão de bico em sua dieta

Abril 19, 2018 por na categoria Alimentos com 0 e 0
Home > 10 motivos para você incluir grão de bico em sua dieta > Alimentos > 10 motivos para você incluir grão de bico em sua dieta

O grão de bico é uma leguminosa que possui diversos benefícios para nossa saúde. Ele conta com uma grande quantidade de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais essenciais para o organismo, como ferro, cálcio e magnésio. Sua grande quantidade de amido também é parte essencial na geração de energia para nosso organismo. Ou seja, quem busca uma alimentação mais saudável, equilibrada e nutritiva, tem que consumir esse pequeno notável que é o grão de bico.

Agora confira 10 grandes e importantes benefícios do grão do bico.

 

  1. Otimiza o funcionamento do intestino

A casca do grão de bico é rica em celulose, substância que favorece o bom funcionamento do intestino. É um ótimo recurso para acabar com a prisão de ventre.

  1. Elimina açúcar, colesterol e gorduras

O grão de bico é uma fonte de fibras, sendo que em cada 100 gramas obtemos 6 gramas de fibras, que ajudam na eliminação de açúcar, colesterol ruim e gorduras, substâncias que afetam negativamente nosso organismo. Essa “limpeza” sadia também ajuda a prevenir anemia.

  1. Previne doenças cardiovasculares

Diversos estudos já comprovaram que o grão de bico possui propriedades que previnem as doenças cardiovasculares, causadas principalmente por hipertensão e altos níveis de colesterol ruim.

  1. Melhora o bem-estar emocional

Outra substância presente em grande quantidade no grão de bico é o triptofano, um tipo de aminoácido que participa na produção da serotonina, o hormônio do bom humor. A serotonina ativa áreas no nosso cérebro que são responsáveis pelas sensações de bem-estar e alegria.

  1. Favorece o ganho de massa muscular

As proteínas, ferro e amido presentes no grão de bico atuam como construtores musculares, ou seja, quem pratica esportes com foco em ganho de massa pode contar com mais essa vantagem, totalmente natural e sem riscos para a saúde.

  1. Ajuda a perder de peso

As diversas substâncias do grão de bico são indicadas para quem busca uma dieta de perda de peso, principalmente por causa das fibras e proteínas, e também porque ele dá uma sensação de saciedade, mantendo a fome longe por mais tempo.

  1. Controla os níveis de glicemia

Com a digestão mais lenta propiciada pelo grão de bico, suas fibras e proteínas também contribuem para um controle nos níveis de glicemia, o que é essencial para quem tem diabetes, principalmente a do tipo 2.

  1. Previne o surgimento de câncer

O grão de bico é rico em substâncias que ajudam na prevenção do câncer, como a vitamina C, E, ácido fólico outras substâncias antioxidantes que reduzem a possibilidade de uma célula sofre mutações e acabar desenvolvendo tumores.

  1. Fortalece a saúde das mulheres

No caso da saúde das mulheres, o grão de bico atua em diversas formas:

  • Repõem o ferro perdido durante os períodos de menstruação.
  • O ácido fólico favorece a boa formação do tubo neural dos fetos.
  • Como já citado, previne diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.
  1. Fortalece os ossos

Com quantidades generosas de vitamina K, cálcio e fósforo, o grão de bico fortalece os ossos, tornando-os mais resistentes contra fraturas e doenças como a osteoporose.

 

E além de todos esses benefícios, o grão de bico é também um ingrediente versátil, que pode ser utilizado em diversas receitas, tanto doces quanto salgadas.

Adicionar comentário

© 2018 Todos os direitos reservados - Laticínios Camanducaia ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação