5 pontos essenciais para uma alimentação saudável, segundo a OMS

junho 28, 2018 por na categoria News com 2 e 0
Home > 5 pontos essenciais para uma alimentação saudável, segundo a OMS > News > 5 pontos essenciais para uma alimentação saudável, segundo a OMS

Alimentar-se bem é uma das regras para manter a saúde, e ter uma alimentação saudável é bem fácil.

 

Bebês em amamentação e crianças pequenas

Do nascimento até os 6 meses de idade, alimente os bebês exclusivamente com leite materno (ou seja, não lhes dê nenhum outro alimento ou bebida) e alimente-os “sob demanda” (ou seja, quantas vezes quiserem, dia e noite).

Aos 6 meses de idade, introduza uma variedade de alimentos seguros e nutritivos para complementar a amamentação, e continue a amamentar com leite materno até os bebês completarem 2 anos de idade ou mais.

Não adicione sal ou açúcar aos alimentos para bebês e crianças pequenas.

 

Por quê?

Por si só, o leite materno fornece todos os nutrientes e líquidos que os bebês precisam para os primeiros 6 meses de crescimento e desenvolvimento saudáveis. Bebês exclusivamente amamentados com leite materno têm melhor resistência contra doenças comuns na infância, como diarréia, infecções respiratórias e infecções de ouvido. Mais tarde na vida, aqueles que foram amamentados com leite materno quando bebês são menos propensos a se tornarem com sobrepeso ou obesos, ou a sofrer de doenças não transmissíveis, como diabetes, doenças cardíacas e derrame.

 

Coma variedades de alimentos

Coma uma combinação de diferentes alimentos, incluindo alimentos básicos (por exemplo, cereais como trigo, cevada, centeio, milho ou arroz, ou tubérculos ou raízes como batata, inhame ou mandioca), legumes (por exemplo, lentilhas, feijões), vegetais, frutas e alimentos provenientes de fontes animais (por exemplo, carne, peixe, ovos e leite).

 

Por quê?

Comer uma variedade de alimentos integrais (ou seja, não processados) e frescos todos os dias ajuda crianças e adultos a obterem as quantidades certas de nutrientes essenciais. Também ajuda a evitar uma dieta rica em açúcares, gorduras e sal, o que pode levar a um ganho de peso não saudável (ou seja, sobrepeso e obesidade) e doenças não transmissíveis. Comer uma dieta saudável e balanceada é especialmente importante para as crianças pequenas e para o desenvolvimento. Também ajuda os idosos a terem vidas mais saudáveis e mais ativas.

Coma muitos vegetais e frutas

Coma uma grande variedade de vegetais e frutas.

Para lanches, escolha vegetais crus e frutas frescas, em vez de alimentos com alto teor de açúcares, gorduras ou sal.

Evite cozinhar legumes e frutas por muito tempo, pois isso pode levar à perda de vitaminas importantes.

Ao usar legumes e frutas enlatadas ou secas, escolha variedades sem adição de sal e açúcar.

 

Por quê?

Vegetais e frutas são importantes fontes de vitaminas, minerais, fibras alimentares, proteínas vegetais e antioxidantes. Pessoas cujas dietas são ricas em vegetais e frutas têm um risco significativamente menor de obesidade, doenças cardíacas, derrame, diabetes e certos tipos de câncer.

 

Coma quantidades moderadas de gorduras e óleos

Utilize óleos vegetais insaturados (por exemplo, óleo de oliva, soja, girassol ou milho) em vez de gorduras animais ou óleos ricos em gorduras saturadas (por exemplo, manteiga, ghee, banha, coco e óleo de palma).

Escolha carne branca, como por exemplo, aves e peixes, que são geralmente pobres em gorduras, em vez de carne vermelha.

Coma apenas quantidades limitadas de carnes processadas porque estas são ricas em gordura e sal.

Sempre que possível, opte por versões de baixo teor de gordura ou de gordura reduzida de leite e produtos lácteos.

Evite alimentos processados, assados e fritos que contenham gordura trans produzida industrialmente.

 

Por quê?

Gorduras e óleos são fontes concentradas de energia, e comer muita gordura, particularmente os tipos errados de gordura, pode ser prejudicial à saúde. Por exemplo, as pessoas que consomem muita gordura saturada e gordura trans correm maior risco de doença cardíaca e derrame. A gordura trans pode ocorrer naturalmente em certas carnes e produtos lácteos, mas a gordura trans produzida industrialmente, como os óleos parcialmente hidrogenados, presentes em vários alimentos processados é a principal fonte.

 

Coma menos sal e açúcar

Ao cozinhar e preparar alimentos, limite a quantidade de sal e condimentos com alto teor de sódio, como por exemplo o molho de soja (shoyu), molho inglês e outros tipos.

Evite alimentos que são ricos em sal e açúcares, como lanches e salgadinhos.

Limite a ingestão de bebidas que são ricas em açúcares, como refrigerantes, sucos de frutas, licores e xaropes, leites com sabor e bebidas à base de iogurte.

Escolha frutas frescas em vez de lanches doces, como biscoitos, bolos e chocolate.

 

Por quê?

As pessoas cujas dietas são ricas em sódio (incluindo sal) têm um risco maior de pressão alta, o que pode aumentar o risco de doença cardíaca e derrame. Da mesma forma, aqueles cujas dietas são ricas em açúcares têm maior risco de se tornarem com sobrepeso ou obesidade, e um risco maior de cárie dentária. As pessoas que reduzem a quantidade de açúcares em sua dieta também podem reduzir o risco de doenças não transmissíveis, como doenças cardíacas e derrames.

 

Esteja sempre atento à sua alimentação. Procure manter hábitos saudáveis. E para mais dicas sobre alimentos saudáveis, veja outros artigos em nosso blog.

Fonte: http://www.who.int/nutrition/topics/5keys_healthydiet/en/

2 comentários

  • newton
    on agosto 23, 2018 Responder

    na verdade tem muitos produtos que nós da mais qualidade de vida ,toda segunda feira ,vou visitar nossa linda casa Camanducaia ,e comprar produtos para usar a semana inteira ,existe milhares de item e são duas lojas lindas cheio de muito amor e gente de qualidade para nós servir e ajudar ,fora as explicações em cartaz que existe nas lojas para facilitar nossas compras ,amo nossa Camanducaia e a gente linda que nós atende ,muito obrigado Newton

    • Autor
      camanducaia
      on setembro 3, 2018 Responder

      Newton, obrigado pelo carinho! Pode ter certeza que toda a equipe do Camanducaia sente plena satisfação em atendê-lo!

Adicionar comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Todos os direitos reservados - Laticínios Camanducaia ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação