Chá de hibisco: o que é e para que serve

agosto 30, 2018 por na categoria Alimentos com 0 e 0
Home > Chá de hibisco: o que é e para que serve > Alimentos > Chá de hibisco: o que é e para que serve

O chá de hibisco é um aliado para quem quer perder peso

Antes de falarmos sobre o chá de hibisco e seus benefícios para a saúde, vale lembrar que existem vários tipos de hibisco, sendo que um deles é muito comum no Brasil, e pode ser visto em jardins. Esse tipo serve para paisagismo, e não para consumo!

 

Flor do hibisco para paisagismo. Não deve ser consumido.

Flor do hibisco para paisagismo. Não deve ser consumido.

 

Já o hibisco que é usado para fazer o chá é chamado de Hibiscus sabdariffa, e também é conhecido popularmente como Vinagreira. Diferente do hibisco para paisagismo, o Hibiscus sabdariffa tem flores menores, mais vermelhas e mais brilhantes, que não se abrem como o hibisco para paisagismo. O ideal é comprar o hibisco para fazer o chá em lojas especializadas, como aqui no Camanducaia e no Andorra, ou em lojas de produtos naturais.

 

Flor do hibisco que serve para consumo

Flor do hibisco que serve para consumo

 

E como o chá de hibisco ajuda no emagrecimento?

Talvez o fator mais importante seja o sabor. Enquanto outros chás podem ter sabor amargo, como o chá verde por exemplo, o de hibisco tem um sabor suave, aromático, que facilita seu consumo diário. Algumas pessoas dizem que ele tem sabor de framboesa ou outras frutas vermelhas.

O hibisco tem grandes quantidades de flavonóides, que entre suas propriedades está a de evitar o acúmulo de gordura corporal. Os flavonóides, junto com os antioxidantes presentes no chá de hibisco, também ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Além disso, a flor do hibisco tem inibidores naturais que diminuem a transformação de amido em açúcar, impedindo que parte dos carboidratos ingeridos sejam absorvidos. E tem também o efeito diurético, que ajuda a eliminar gorduras através da urina.

Mas só tomar o chá não basta. Como em qualquer dieta de emagrecimento, você deve ter uma alimentação bem equilibrada e fazer exercícios físicos, para que assim a ação do chá de hibisco seja potencializada.

Outros benefícios para a saúde

Além de ajudar a emagrecer, a flor de hibisco tem outras vantagens importantes para a saúde. Os antioxidantes, ao atuarem na diminuição do colesterol ruim, protegem o coração contra infarto e outras doenças. Eles atuam principalmente no combate aos radicais livres, o que é uma ação positiva na prevenção de diversos tipos de câncer e problemas relacionados ao fígado.

O hibisco é rico em vitamina C, que além de combater gripes e resfriados, também fortalece o sistema imunológico e tem efeitos anti-inflamatórios e antibacterianos. Isso significa um ganho extra no fortalecimento da saúde geral do organismo.

O chá de hibisco é um grande conhecido da medicina como um antidepressivo natural, por causa de suas vitaminas e minerais. Ele ajuda a reduzir os sintomas da depressão e da ansiedade.

 

Cuidados especiais

Assim como em qualquer dieta, o chá de hibisco deve ser consumido preferencialmente de acordo com orientação profissional, como um médico nutricionista, por exemplo.

O efeito diurético do hibisco pode levar à eliminação excessiva de substâncias importantes para o organismo, como o potássio e o sódio.

Mulheres gestantes ou que querem engravidar não devem consumir o chá de hibisco, já que ele tem efeitos sobre os hormônios, incluindo o estrogênio, que é o hormônio feminino responsável pelo controle da ovulação e pelo preparo do útero para a reprodução.

 

Como preparar o chá de hibisco

Prefira as flores secas inteiras, ao invés das trituradas, pois assim é possível manter suas propriedades benéficas.

Para preparar o chá, ferva 250ml de água. Desligue o fogo e coloque 1 colher de sopa cheia das flores secas de hibisco. Deixe em infusão por 5 minutos. Depois é só coar e consumir.

Com o chá pronto, você pode incrementar seu sabor, incluindo mel, limão, gengibre, canela, etc. Siga seu paladar!

 

Quer comprar as flores secas de hibisco? Venha até nossas lojas na Zona Cerealista, SP:
Camanducaia – Rua Santa Rosa, 187
Andorra – Rua Santa Rosa, 175

Adicionar comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Todos os direitos reservados - Laticínios Camanducaia ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação