Como curar queijo fresco em casa

dezembro 28, 2017 por na categoria Receitas com 0 e 0
Home > Como curar queijo fresco em casa > Receitas > Como curar queijo fresco em casa

Quem gosta de queijos quer sempre experimentar novos sabores, novas texturas. É um hábito que milhões, senão bilhões de pessoas têm ao redor do mundo. E no Brasil temos alguns tipos de queijo que só são produzidos por aqui, como por exemplo o queijo Minas, que também é conhecido como queijo fresco, um dos mais consumidos pelos brasileiros. E não é para menos, afinal o seu sabor é inigualável. E agora vamos falar sobre o também famoso e delicioso queijo curado. Este tipo é preferido por quem gosta de um sabor mais forte e textura mais consistente. O queijo curado também é excelente para ralar e usar em receitas, substituindo o parmesão.

O processo de cura nada mais é do que retirar os líquidos como água, soro e gordura de um queijo fresco, de modo que ele envelheça.

Para curar um queijo em casa, o primeiro passo é comprar um queijo fresco. Para o processo de cura, você vai precisar colocar esse queijo sobre uma superfície onde ele vá perdendo seus líquidos. O mais indicado é uma caixa com tela própria para a cura, que pode ser comprada em mercados ou lojas do ramo. Mas você também pode usar uma tábua de madeira ou prato, com um pano absorvente onde o queijo vai ficar descansando. O ideal é colocar algum tipo de proteção para que insetos como moscas e formigas não pousem no queijo, mas que permita a entrada e saída de ar. Pode ser uma tela bem fina, como aquelas de proteção de janela contra mosquitos. Outro cuidado é deixar o queijo em um local sem sol porém bem ventilado, longe de umidade, produtos químicos ou outros que soltem odores.

O tempo do processo de cura vai depender da quantidade de líquidos presente no queijo e de como você quer que ele fique. Quanto mais tempo, mais curado ele fica. Nos primeiros dias a eliminação dos líquidos vai ser maior, e nesta fase é importante enxugar o queijo com um pano limpo ou com papel toalha a cada 12 horas. Depois de enxugar, aproveite para virar o queijo, para que ele cure por igual.

Depois de alguns dias, digamos uma semana, o queijo provavelmente estará curado. Para interromper o processo, corte o queijo em quatro partes iguais. E aí entra sua parte de saber se a cura ficou do seu agrado. Para saber, a melhor forma é experimentar o queijo! Corte uma fatia e experimente o sabor e a textura. Se for preciso mais tempo, você vai precisar de um novo queijo fresco. Aí começa a parte de teste, deixando o queijo curando por mais tempo ou em locais diferentes, lembrando que deve ser sem sol, umidade, odores ou produtos químicos, e com boa ventilação. Assim você consegue fazer experiências até definir o local e o tempo necessário para que o queijo curado fique do seu agrado.

No caso de você querer o queijo curado para ralar, o tempo necessário vai ter que ser maior, mas a espera vale a pena!

Adicionar comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Todos os direitos reservados - Laticínios Camanducaia ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação