Como montar um restaurante de sucesso

agosto 23, 2018 por na categoria News com 0 e 0
Home > Como montar um restaurante de sucesso > News > Como montar um restaurante de sucesso

Saber cozinhar não basta! Veja como montar um restaurante de sucesso.

 

A paixão pela cozinha atraia muitas pessoas para abrirem seu próprio restaurante. E esse é um negócio muito atrativo no Brasil. Para você ter uma ideia, o faturamento no setor de restaurantes, bares e similares atingiu R$ 60 bilhões em 2015 e cresceu mais de 7% de 2016.

Mas a notícia ruim é que para abrir um restaurante, não basta saber cozinhar bem. Você pode até ser um chef, mas se não tomar alguns cuidados, o negócio não vai para frente. E a boa notícia é que esses cuidados são simples, e você vai saber como montar um restaurante de sucesso, de acordo com dicas de especialistas do Sebrae e do Senac.

 

  1. Perfil empreendedor

Como já dissemos, só saber cozinhar não basta. Quem vai abrir um restaurante, assim como qualquer outro tipo de empresa, tem que ter ou desenvolver um perfil empreendedor. Esse perfil diz respeito a saber cuidar da empresa, com funções como administração, financeira, vendas e marketing. Pode ser preciso um pouco de estudo primeiro, para que você tenha uma base de conhecimento essencial.

Além disso, um empreendedor tem que estar bem preparado para as adversidades, como falta de dinheiro, trabalho à noite e aos fins de semana, longos períodos longe da família, etc. Mas para quem tem perseverança, com certeza consegue desenvolver o perfil necessário e ter sucesso.

 

  1. Plano de negócio

Um plano de negócio é a maior garantia de que seu restaurante vai se dar bem. Ele consiste de muitas análises, dados e estratégias. A montagem de um plano de negócios não é simples, mas você pode contar com a ajuda de especialistas, como os do Sebrae, e muitas informações podem ser conseguidas com o contador.

Durante a montagem do plano de negócios, você terá uma visão focada em como montar um restaurante de sucesso, ao analisar diversos fatores como:

  • público-alvo
  • a melhor região
  • a concorrência
  • definição de custos iniciais e capital de giro
  • materiais e suprimentos necessários
  • os gastos mensais para manter o restaurante funcionando
  • pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças
  • quanto você pode esperar de lucro mensal

 

Repetindo: mesmo sendo um pouco complicado, fazer o plano de negócio é, em muitos casos, a única garantia para uma empresa se dar bem no mercado.

Veja aqui uma matéria do Sebrae sobre o que é e como montar o plano de negócio.

 

  1. Formalização

Fuja daquele esquema caseiro, onde você não abre seu restaurante formalmente. Sim, os impostos são altos, a burocracia é complicada, mas mesmo assim a formalização vale a pena. Ela garante, entre outras coisas, que você consiga trabalhar sem riscos de multas e outras penalidades, ter garantias futuras como a aposentadoria, e também é necessária para contratar funcionários.

Consulte um contador para saber como formalizar seu restaurante, e também converse com ele sobre as melhores práticas contábeis.

  1. Cardápio

Aqui é onde você deve saber tudo o que seu restaurante vai oferecer de comidas. É preciso avaliar bem as alternativas, para atender os clientes do jeito que eles precisam. Por exemplo, se você vai abrir um restaurante em um rua movimentada, cheia de escritórios, como a Avenida Paulista, talvez o melhor seja um self-service, para atender a demanda por rapidez dos clientes que sempre estão na correria. Mas se for um restaurante noturno, para atender o pessoal da happy hour, aí o cardápio deve oferecer opções que sejam ideais para acompanhar bebidas alcoólicas, como as tradicionais porções e comidas de boteco.

Caso você tenha a intenção de ter um cardápio semanal, confira como criar um aqui.

 

  1. Cuidados com fornecedores e estoque

Nada pior para um restaurante do que ficar sem estoque, ou os produtos estragarem. Por isso você deve sempre estar de olho nos prazos de validade e nas quantidades, para garantir um estoque sempre fresco e com todos os ingredientes à mão.

No caso dos fornecedores, você deve ter alguns cuidados especiais. O principal deles é escolher os que têm capacidade de oferecer tudo aquilo que seu restaurante precisa, entre eles:

  • produtos de qualidade e de confiança
  • preços justos
  • condições de pagamento com facilidades
  • proximidade com seu restaurante
  • mix com grande variedade de produtos
  • garantia de entrega dentro do prazo estipulado

 

  1. Contratação

Um restaurante precisa de funcionários para ter sucesso, porque se você tiver que fazer tudo, ou vai se cansar muito ou vai ter problemas nas diversas funções. Por isso, contratar os funcionários também é de extrema importância para você que se preocupa em como montar um restaurante de sucesso.

Anuncie as vagas, seja em seu próprio restaurante ou através de empresas de RH. Tem muitas delas na internet e na maioria dos casos dá para anunciar de graça. Depois separe os currículos que mais se adequam ao cargo e analise cada um deles. Chame os candidatos para a entrevista e escolha os que se saírem melhor. Outra dica muito importante é que você promova a capacitação e atualização de todos os funcionários, incluindo você mesmo.

 

Aqui no Camanducaia nós sempre procuramos contribuir para o sucesso dos nossos clientes. E caso você ainda não seja nosso cliente, pode fazer seu cadastro agora mesmo.

Adicionar comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Todos os direitos reservados - Laticínios Camanducaia ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação