Conheça mais sobre o xilitol

fevereiro 1, 2018 por na categoria News com 0 e 0
Home > Conheça mais sobre o xilitol > News > Conheça mais sobre o xilitol

O Xilitol, muito popular e consumido em diversos países, agora está se tornando uma febre no Brasil. Mas você sabe o que ele é exatamente? Preparamos este artigo para responder esta e outras perguntas sobre o adoçante natural do momento!

 

O que é xilitol?

Muitas pessoas perguntam: “O que é xilitol?” Simplificando, o xilitol é um adoçante natural com muitos outros benefícios para a saúde. O xilitol é um álcool de açúcar que possui uma estrutura granular cristalina com uma doçura comparável ao açúcar. Isso ocorre naturalmente em muitas frutas e vegetais e é produzido pelo corpo humano. A palavra xilitol vem das raízes gregas xylo, o que significa “madeira” e “-itol” que significa álcoois de açúcar.

 

De onde vem o xilitol?

O xilitol é geralmente proveniente de grãos de milho ou de abacaxi. Muitas pessoas preferem o xilitol retirado do milho porque é mais sustentável em termos do espaço necessário para crescer e o tempo até a colheita. Isso torna mais econômico produzir e ambientalmente amigável. O milho já é cultivado para alimentos, e o que antes era considerado como desperdício, a espiga, agora pode ser útil.

Qual é a história do xilitol?

Em 1890, Fisher e Stahe na Alemanha e Betrand na França isolaram o açúcar de 5-carbono, o xilitol. Durante a Segunda Guerra Mundial, os países escandinavos experimentaram uma falta de açúcar, levando ao primeiro uso generalizado de xilitol. Após a guerra, profissionais dentais nesta área começaram a perceber melhorias na saúde bucal do paciente. Na década de 1960, os cientistas ligaram essa melhoria ao uso de xilitol e os profissionais de saúde começaram a se perguntar, “qual é o efeito do xilitol no corpo humano”? Nos próximos 30 anos, este edulcorante natural continuou a ganhar popularidade em todo o mundo. Na década de 1990, os cientistas começaram a tomar conhecimento do efeito do xilitol sobre a saúde respiratória superior. Agora, os benefícios profundos do xilitol são suportados por milhares de estudos clínicos realizados em todo o mundo.

 

Quais são os benefícios do xilitol?

O xilitol foi originalmente utilizado como uma alternativa natural ao açúcar com sua proporção de doçura 1:1. Não tem praticamente nenhum efeito sobre os níveis de açúcar no sangue e insulina. Também possui 40% menos calorias que o açúcar. O xilitol também umedece e acalma a pele puxando água para as camadas exteriores da pele. Um dos maiores benefícios do xilitol é como ele interage com bactérias. Em primeiro lugar, o xilitol não é fermentável, o que significa que as bactérias não podem utilizá-lo em seus processos metabólicos. Isso resulta em bactérias que não conseguem prosperar ou produzir seus subprodutos, que são ácidos prejudiciais. Em segundo lugar, o xilitol possui uma qualidade anti-adesiva. Esta característica única proíbe as bactérias de aderir ao tecido celular. Como as bactérias devem aderir ao tecido para florescer, o xilitol é capaz de reduzir seus efeitos sem usar substâncias químicas ou drogas prejudiciais.

 

Para que o xilitol é usado?

Devido a esses benefícios únicos, o xilitol pode ser usado de várias maneiras. Pessoas que lutavam com diabetes usaram xilitol como adoçante sem açúcar. Como ele hidrata e acalma, ele é usado para ajudar nas passagens nasais secas. O processo hidratante, puxando água para a superfície celular, também ajuda a eliminar o corpo de alérgenos e outros poluentes comumente inalados. Isso resulta em sintomas reduzidos dos alérgenos ou poluentes. Da mesma forma, quando o xilitol é usado em um spray salino nasal, ele pode trabalhar contra as bactérias que você respira, resultando em um sistema respiratório superior mais limpo e saudável. O uso mais bem documentado e pesquisado do xilitol é em saúde bucal. Devido à capacidade do xilitol de inibir a adesão das bactérias, ajuda a promover a saúde bucal e a iniciar o processo de remineralização.

 

Onde o xilitol é utilizado?

Como já citado, o xilitol está presente em remédios para o nariz, pastas de dentes, fio dental e outros. Já na parte de alimentação, ele entra como substituto do açúcar em doces como balas e chicletes, sendo estes apenas alguns exemplos. Ele também pode ser encontrado na forma de adoçantes.

Quais são os efeitos colaterais do xilitol?

Dependendo do seu sistema digestivo, comer xilitol pode ter um efeito laxante. Isso é puramente baseado no corpo particular de uma pessoa e quanto xilitol é capaz de processar. No entanto, é bom saber que nossos corpos naturalmente produzem xilitol. Com um metabolismo normal, produzirá até quinze gramas de xilitol a cada dia. Isso indica que geralmente o corpo entende o que fazer com o xilitol.

Os benefícios do xilitol para os seres humanos são profundos, mas o xilitol não é seguro para os animais de estimação, especialmente cães. Assim como outros alimentos destinados apenas ao consumo humano, como o chocolate, nunca deixe seu cachorro e outros animais comerem qualquer coisa contendo xilitol.

Adicionar comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Todos os direitos reservados - Laticínios Camanducaia ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação