Cuidados com o tempo seco

Abril 26, 2018 por na categoria Alimentos com 0 e 0
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Com a chegada do outono e inverno, o ar em diversas regiões do Brasil se torna mais seco, com a umidade do ar chegando a níveis preocupantes, pois é nessa época em que temos menores quantidades de chuva e massas de ar seco se aproximam. A Organização Mundial da Saúde estabelece que a umidade relativa do ar deve ser de mais de 60% para ser considerada ideal para nosso organismo se manter saudável, mas nesses meses de frio ela pode chegar a menos de 30%!

Com esse tempo seco chegam também diversos problemas que afetam nossa saúde, como a desidratação, o excesso de poluição e outras partículas que ficam suspensas no ar e maior proliferação de vírus e bactérias. O resultado é que nosso organismo fica exposto a todos esses agentes, causando diversos problemas respiratórios, como rinite e asma, alergias, conjuntivites e diversas infecções.

Para todas as situações e problemas criados pelo tempo seco, a melhor saída é a ingestão de muito líquido. Pode ser suco natural (sem açúcar, de preferência), água de coco e, o mais importante, muita água. O consenso é que uma pessoa adulta deve ingerir pelo menos 2 litros de água e mais outros líquidos, durante o dia todo. Afinal, a água em nossos corpos representa 60% do nosso peso. Em outras palavras, uma pessoa de 60 quilos tem 36 quilos só de água!

A água é o principal reforço para nosso organismo, e quando se trata de tempo seco, ela se torna a maior aliada no combate das doenças, ou no mínimo de reduzir seus efeitos ruins. Mas além de ingerir água e líquidos, outras dicas podem ajudar no combate das doenças:

  • faça uso de soro fisiológico para lavar as narinas
  • pingue colírio nos olhos quando sentir ardência
  • evite alimentos e bebidas que causam desidratação, como gorduras, açúcares, café, refrigerante e álcool
  • use umidificadores nos ambientes onde você mais fica, como no trabalho e em casa
  • mantenha os ambientes limpos, sem poeira e sem pelos de animais domésticos
  • lave sempre as mãos, principalmente antes de comer e depois de encostar em locais que podem estar contaminados, como banheiros, corrimões, etc.

Essas medidas são simples e podem diminuir ou até mesmo eliminar os efeitos ruins causados pelo tempo seco.

O que acontece é que quando nosso organismo começa a perder água e entrar em desidratação, as células, principalmente da pele e das mucosas, ressecam, o que facilita para os vírus e bactérias se aderirem a elas, causando as incômodas doenças típicas dessa época. Por isso é tão importante manter o organismo hidratado corretamente.

E além dos líquidos, nós também podemos contar com alimentos que funcionam como hidratantes internos do organismo. Entre eles, os mais comuns são as verduras e frutas. Confira na lista abaixo a porcentagem de água contida em alguns alimentos:

 

Pepino – 96,7%

Alface – 95,6%

Aipo – 95,4%

Rabanete – 95,3%

Tomate – 94,5%

Pimentão – 93,9%

Couve-flor – 92,1%

Melancia – 91,5%

Espinafre – 91,4%

Carambola – 91,4%

Morango – 91,0%

Brócolis – 90,7%

Toranja – 90,5%

Cenoura – 90,4%

Melão – 90,2%

 

Tome também muito cuidado com as crianças e idosos, por serem um grupo que pode se esquecer de tomar água e seguir as outras medidas necessárias para garantir que o tempo seco não as afete!

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