Doença celíaca – tudo o que você precisa saber

março 15, 2018 por na categoria News com 0 e 0
Home > Doença celíaca - tudo o que você precisa saber > News > Doença celíaca – tudo o que você precisa saber

A doença celíaca acontece quando o sistema imunológico causa uma reação por causa do glúten, que é uma proteína encontrada em diversos cereais, como o trigo, centeio, malte e cevada. Isso acontece porque o organismo do celíaco, nome dado a quem sofre desse mal, não tem uma enzima necessária para quebrar o glúten, o que ativa o sistema imunológico para tentar quebrar a proteína, mas ele acaba atacando a mucosa do intestino. Esse ataque causa lesões e prejuízos ao órgão. A doença é genética, e pode causar diversos sintomas como diarreia, perda de peso, anemia, osteoporose, câncer e, em crianças, pode até mesmo criar problemas de crescimento.

Ainda na infância, a doença celíaca pode dar sinais de existência, porque é nessa fase em que se costuma inserir cereais na alimentação das crianças. Porém, não é raro em que só se é possível diagnosticar um paciente já adulto, quando o paciente passa a apresentar uma grave falta de nutrientes.

Infelizmente ainda não existem métodos para se prevenir a doença celíaca, mas é possível fazer um diagnóstico precoce, porque a doença é genética, ou seja, passa de pai para filho. Com um diagnóstico rápido, principalmente em crianças, evita-se as lesões no intestino e também facilita a adaptação das dietas.

 

Sinais e sintomas da doença celíaca

Aqui vale uma breve explicação: sinais são o que uma outra pessoa pode ver, e sintomas são o que o paciente sente.

Principais sinais:

  • Barriga estufada
  • Lesões na pele
  • Perda de peso
  • Queda de cabelo

 

Principais sintomas:

  • Gases
  • Ânsia de vômito
  • Diarreia
  • Irritabilidade

Como diagnosticar um paciente com doença celíaca

A doença celíaca tem sintomas muito parecidos com outros problemas gastrointestinais, o que torna difícil seu diagnóstico correto. Mas como já citado, se algum familiar é celíaco, o médico pode traçar um diagnóstico mais preciso, com exame de sangue, para que se verifique a existência de anticorpos comuns ao problema. Em seguida, o médico faz uma biópsia no intestino delgado, o que é um exame com maior precisão para detectar a doença celíaca.

 

Como é o tratamento de quem tem doença celíaca

O único tratamento consiste em parar de comer todo e qualquer alimento que contenha glúten, já que não existem remédios ou outros tipos de procedimentos para a doença celíaca. Dessa forma, se faz necessária a presença de um médico nutricionista, que vai indicar o que o paciente pode e o que não pode comer. Em geral, pães, pizza, massas, biscoitos, bolos e outros alimentos feitos com cereais não podem ser consumidos. Alguns alimentos industrializados também podem conter traços de glúten, como molhos, sopas instantâneas, achocolatados e outros.

Sim, tudo parece muito ruim na vida de um celíaco, com diversas restrições alimentares, mas o médico nutricionista também auxilia na criação de uma rotina de troca de cereais, com o uso de farinha de milho, farinha de arroz e outros. E também a indústria alimentícia vem cada vez mais produzindo alimentos 100% livres de glúten.

A lei brasileira obriga que seja apresentada a informação se o alimento tem ou não glúten, mesmo que sejam apenas traços. O que acontece quando se fala de traços de glúten em um determinado alimento, é que esse alimento não possui glúten em seu preparo, mas pode ter passado na mesma máquina que manipula alimentos com glúten, ou ter sido preparado no mesmo ambiente onde se usam farinhas ou outras formas dos cereais que contém glúten. E como a doença celíaca é muito séria, o ideal é que alimentos sem glúten sejam preparados ou processados em um ambiente próprio, para não causar uma mistura com o glúten, mesmo que em quantidades mínimas.

 

Um fator importante a saber é que nem todo paciente apresenta o mesmo grau de doença. Enquanto alguns conseguem tolerar uma quantidade pequena de glúten, outros podem ser muito mais sensíveis, sendo que mesmo uma migalha de pão feito com trigo pode causar lesões no intestino.

Quando o celíaco para completamente de consumir glúten, o intestino consegue se recuperar, e no prazo de um a dois anos, ele pode estar completamente regenerado.

Adicionar comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Todos os direitos reservados - Laticínios Camanducaia ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação