O açafrão e seus benefícios comprovados para a saúde

agosto 16, 2018 por na categoria News com 0 e 0
Home > O açafrão e seus benefícios comprovados para a saúde > News > O açafrão e seus benefícios comprovados para a saúde

O açafrão, além de ter um sabor exótico e delicioso, também é um potente aliado da saúde

 

O açafrão é uma especiaria milenar. Existem relatos de seu uso em civilizações antigas, principalmente nas regiões da Índia e da China, onde ele continua sendo usado de forma medicinal, por causa de suas muitas propriedades benéficas.

O açafrão é da mesma família do gengibre, e é conhecido por vários nomes diferentes, como açafrão da terra, cúrcuma, gengibre amarelo e açafrão da Índia. Seu uso mais comum é na forma de pó, que tem uma cor amarela, quase dourada, mas sua forma original é de raiz, até um pouco parecida com o gengibre. O açafrão é usado para temperar diversos tipos de pratos, principalmente ensopados e carnes, e também serve para amaciar carnes antes de seu preparo.

E no caso de seus benefícios para a saúde, vamos apresentar agora os principais, que foram comprovados através de pesquisas científicas.

  1. Composição

O açafrão tem em sua composição potássio, vitaminas C e B6, ferro, manganês, cálcio, magnésio, proteínas, fibras solúveis e curcumina, um poderoso polifenol com ações que previnem ou combatem inflamações, diabetes, tumores e ataques de vírus, bactérias e fungos no nosso organismo.

 

  1. Prevenção ao câncer

A curcumina e a vitamina C, duas substâncias potentes na ação antioxidante, colaboram na prevenção de vários tipos de câncer, pois protegem as células do ataque de radicais livres. A curcumina também tem outro papel importante, que é evitar a metástase, as destruir as células cancerosas que se desprendem e vagam pelo organismo, espalhando o câncer para outras áreas do corpo. Isso acontece porque a curcumina impede que a síntese de proteínas que formam o câncer, e também evita o surgimento de vasos sanguíneos que alimentam as células cancerígenas.

 

  1. Ação anti-inflamatória

A curcumina também se destaca no combate a inflamações, podendo substituir remédios comuns como o diclofenaco, nimesulida e hidrocortisona, com a vantagem de não agredir o organismo. Os remédios citados podem causar úlceras, problemas no fígado e rins, entre outros. E no caso da curcumina, diversos estudos apontaram que ela não causa esses efeitos negativos por não ter toxicidade.

 

  1. Prevenção de Alzheimer

Outro grande benefício da curcumina está na ajuda que ela dá ao cérebro. Ela repara lesões cerebrais e trata doenças que degeneram os neurônios, como o Alzheimer. Isso acontece porque a curcumina tem ação antioxidante, que protege os neurônios.

Já esta comprovado que uma dieta rica em antioxidantes ajuda a reduzir inflamações, e que as inflamações estão associadas a um maior risco de alterações cerebrais e demência.

E além da curcumina, o açafrão tem outras substâncias, como o magnésio, que atuam na multiplicação de neurônios, formando novas conexões neurais e melhorando a sinapse, o que regula as funções cerebrais, evitando o surgimento de Alzheimer e outras doenças cerebrais.

  1. Alívio da depressão

A depressão está ligada à queda de conexões neurais, por causa do baixo índice de dopamina e serotonina, dois hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e bom humor no cérebro. E como a curcumina, tem a capacidade de regenerar as conexões neurais, também ajuda a combater a depressão. Alguns estudos preliminares mostraram que o efeito da curcumina na depressão é equivalente a medicações como a fluoxetina, com a vantagem de não causar efeitos colaterais negativos.

 

Sim, o açafrão tem muitos benefícios, mas assim como outros alimentos, deve ser consumido do jeito certo. A melhor dica é procurar um médico nutricionista, que pode orientar sobre quantidades diárias de consumo e também verificar se seu organismo tem algum tipo de tolerância às substâncias do açafrão.

 

Gostou da matéria? Leia outras também muito interessantes no Blog do Camanducaia!

Adicionar comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

© 2018 Todos os direitos reservados - Laticínios Camanducaia ~ Desenvolvido por Toulouse Comunicação