Os benefícios de laticínios para a saúde

Janeiro 4, 2018 por na categoria News com 0 e 0
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O leite e seus derivados, conhecidos como laticínios, são alimentos importantes principalmente para mulheres e crianças, por serem uma rica fonte de cálcio. Quando ingeridos diariamente em dieta balanceada, em porções regulares ou indicadas por um nutricionista, os laticínios ajudam a formar a massa óssea no organismo assim como ajudam a evitar a osteoporose, doença que causa o enfraquecimento dos ossos. Os laticínios também são ricos em proteínas e vitaminas, como a Vitamina A, que fortalece o sistema imunológico, a Vitamina D, importante para a manutenção do tecido ósseo e do sistema imunológico e a vitamina E, que previne doenças cardiovasculares.

Para quem consome leite como fonte de cálcio, é importante saber que os do tipo industrializados podem perder parte de seus valores nutritivos, por causa principalmente de tratamentos térmicos como o UHT – Ultra High Temperature – ou Temperatura Ultra Alta em português. Mas mesmo assim o leite continua tendo sua importância na alimentação, ainda mais por ele ter se tornado uma das bebidas preferidas no café da manhã dos brasileiros, junto com o café. A ideia aqui é incluir outros laticínios, como iogurte e queijos, na sua dieta diária.

Para se ter uma ideia, quando comparado com o leite, os iogurtes apresentam a mesma quantidade de cálcio, mas com nível um pouco mais elevado de proteínas. Já o queijo branco chega a ter até 600% a mais de cálcio do que o leite. Comparativamente, uma porção de 50g de queijo branco equivale a um copo de leite.

Um alerta sobre o consumo de leite por crianças é que elas devem sempre receber os do tipo integral, ao invés das versões semidesnatadas ou desnatadas, a não ser que seja com recomendação médica. Isso porque essas versões possuem menor quantidade de gordura, e assim possuem menores taxas de vitaminas A e D, que são fundamentais para o desenvolvimento na fase infantil.

Os laticínios, como você já dever ter percebido, são fontes essenciais de nutrientes para nosso organismo e são recomendados para pessoas de todas as idades. Para as mulheres, os benefícios se expandem, principalmente durante a gestação, aleitamento e menopausa. Praticantes de esportes também são beneficiados porque os laticínios fornecem uma nutrição do tipo funcional.

Apesar dos vários benefícios, alguns grupos devem tomar certos cuidados, como diabéticos, obesos ou pessoas com colesterol alto, por causa do alto valor calórico e de gorduras que os laticínios possuem. Neste caso, o ideal é consultar um médico nutricionista para fazer uma avaliação e determinar se a pessoa pode consumir laticínios e em quais quantidades.

Veja agora as duas principais substâncias presentes nos laticínios:

  • proteínas com alto valor biológico, sendo ricas em aminoácidos essenciais, de qualidade equivalente às de ovos, peixes e carne vermelha;
  • minerais, principalmente o cálcio, que apresentam uma elevada biodisponibilidade, ou seja, é facilmente cedido e absorvido pelo organismo, fator que não acontece com outras fontes de cálcio que não são derivadas do leite, como por exemplo os vegetais. Deste modo, os laticínios como o leite, iogurte e queijo são os alimentos que contribuem de forma mais ativa para a calcificação dos ossos, em todos as fases da vida.

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